Bem - Vindos

SER MÃE parecia ser tão fácil, mas no caminho aparecem montanhas que temos que escalar até conquistar o TOPO.
Nessa luta tenho o meu Deus que já me deu a promessa e o meu esposo LINDO que sonha o mesmo sonho que eu.
As futuras mamães que sonharão junto comigo vamos UNIDAS rumo a CONQUISTA DO NOSSO SONHO
.

sábado, 15 de setembro de 2012

Temperatura Basal - Parte I

Antes de virar uma tentante nunca tinha escutada nadinha sobre essa tal temperatura. E atá hoje nenhum GO me falou sobre, tudo que sei é fuçando na net.
Vou dividir esse post em 2 para não fica uma leitura muito cansativa, ok?!




Temperatura Basal e a Ovulação
Muitas vezes ficamos paranoicas com o fato de não conseguirmos engravidar e tudo que nos recomendam vamos lá fazer crendo que será batata! rs
Mas muitas vezes a causa da infertilidade é a FALTA DE OVULAÇÃO ou ANOVULAÇÃO.
Um dos métodos mais simples de se verificar o pico ovulatório é medindo a Temperatura Basal do nosso corpo. Podemos anotar as temperaturas no papel e posteriormente numa tabela, existe sites para confeccionar estes gráficos. Vale lembrar que devemos realizar essas medidas de temperatura por pelo menos uns 3 ciclos ou mais.
Esta tabela diária mostrará a altura da ovulação de forma eficaz e simples. Para além de tudo, indicar-lhe-á o período certo para conceber.

Como medir o ciclo menstrual?

Um ciclo menstrual mede-se a partir do primeiro dia da menstruação até ao último dia antes da próxima menstruação. Regra geral, um ciclo dura cerca de 28 dias, surgindo a ovulação a meio do ciclo, cerca do 14º dia. O período fértil surge 3 dias antes da ovulação e dura até 2 dias depois da ovulação. Um óvulo sobrevive até 24 horas depois da ovulação.

Quando e como medir a temperatura basal?

Usualmente um ciclo menstrual regular e uma tensão pré-menstrual (TPM) significam que existe uma ovulação normal. Porém, medir a temperatura corporal basal é uma das formas de saber se existe, e quando ocorre a ovulação.

Implica medir diariamente (TODO DIA NO MESMO HORÁRIO) a temperatura, logo quando acordar, mesmo antes de sair da cama, e antes de fazer qualquer coisa. Resumindo, acorda e tira logo a temperatura. Para o fazer deve colocar o termómetro na boca, no reto ou vagina, porém se colocar na boca é mais eficaz, pois na boca, em menos tempo consegue-se verificar a temperatura.

Que termômetro usar?

O ideal é usar um termómetro eletrônico (DIGITAL) que detecte variações de décimas de temperatura. Se usar um outro também é apropriado, apenas deve ter em conta que deve colocar o termómetro na boca 5 minutos; se optar por medir a temperatura na vagina, ou no recto então deverá esperar pelo menos 7 minutos.

Este método de medição da temperatura basal funciona se for registando diariamente a sua temperatura, durante alguns ciclos. Depois verificará que os valores formam um gráfico e pela observação desse gráfico perceberá qual é o seu período fértil.


Quando pode esperar mudanças da temperatura?

A sua temperatura basal será mais baixa durante as 2 primeiras semanas do ciclo, que antecedem a ovulação, pois a presença da hormona do estrogénio mantém a temperatura entre os 36/36.5ºC.

Imediatamente a seguir à ovulação, a progesterona “aquece a temperatura” e há um aumento de 0.5 a 0.8ºC (cerca de 37ºC)até à altura do próximo período menstrual. Esta temperatura surge quando a ovulação já ocorreu. Poderão existir picos de temperatura noutros dias mas, a menos que estes se mantenham, é pouco provável seja devido à ovulação ter ocorrido.

Se o seu ciclo menstrual for regular e fizer o gráfico durante alguns ciclos vai conseguir predizer quando surgirá a ovulação.

Se durante todo o ciclo, a temperatura basal permanecer abaixo dos 37ºC sem um pico significativo, significa que não existiu ovulação nesse ciclo.

Todos os valores da temperatura devem ser registados numa tabela. Se preferir pode elaborar um gráfico que represente a sua temperatura corporal basal. Poderá inserir os dados numa tabela Excel e elaborar um gráfico com os mesmos.   ( Há sites que possuem o gráfico prontinho o nosso trabalho será adicionar as temperaturas diariamente)


Se não aumentar a temperatura?

Se surgir um ciclo anovulatório (sem ovulação), poderá ser devido à disfunção dos ovários, levando o ovário a não libertar o óvulo. Quando isto acontece, o ovário também não liberta as hormonas sexuais que regulam a contracção do tubo-uterino e o desenvolvimento anormal do endométrio. A medição da temperatura basal é muito eficaz, mas um ultra-som ao diâmetro do folículo também se pode revelar muito eficaz, na detecção de problemas deste género.

Continuação na Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário